Atividade física e uso de redes sociais em alunos do ensino médio. Diferenças por sexo e série escolar
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86364Palavras-chave:
atividade física, redes sociais, estilo de vida sedentário, adolescentes, hábitosResumo
As redes sociais tornaram-se um fenômeno irreversível e de uso crescente entre crianças e adolescentes. Esse uso continuado pode levar ao uso excessivo, o que leva ao aumento do sedentarismo, um grande problema de saúde pública. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar as diferenças por sexo e série escolar em relação à atividade física e ao uso de redes sociais em alunos do ensino médio. A amostra foi composta por 342 estudantes do ensino médio, 53,5% mulheres e 46,5% homens (M = 13,39; DP = 0,84) de Nuevo León. Dois instrumentos foram aplicados, Usos e Gratificações de redes sociais em adolescentes mexicanos e IPAQ-C. 48% dos alunos apresentam baixo nível de atividade física; e, embora a intensidade aumente nos alunos mais velhos, a frequência de sua prática diminui à medida que progridem na escola. Diferenças significativas foram registradas em relação às redes sociais, rede preferida, dispositivo utilizado (p <0,01) em relação à série escolar; 95,3% têm ligação a redes sociais, sendo que 47,4% afirmam ter acesso a qualquer hora do dia sem controlo dos pais, sendo os rapazes e raparigas do terceiro ano os que mais dedicam a esta atividade. As redes mais populares foram YouTube e Facebook.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Oddete Moreno Muciño, Rosa Elena Medina Rodríguez, María Cristina Enríquez Reyna, Janet García González, Oswaldo Ceballos Gurrola

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess