Elaboração e validação do questionário "#EvalEF" para conhecer o processo de avaliação desenvolvido por professores de educação física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86627Palavras-chave:
Questionário, Design, Validação, Avaliação, Educação FísicaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo elaborar e validar um questionário para conhecer a autopercepção de professores de educação física sobre os processos de avaliação que realizam em sala de aula. Para o delineamento, foi realizada uma revisão bibliográfica em torno do objeto de estudo. Posteriormente, a validação de conteúdo foi realizada com a participação de 5 juízes especialistas. Para avaliar a confiabilidade do questionário, havia 469 professores de educação física ativos. Foi verificada a consistência interna da escala global e de cada uma de suas dimensões. Foi realizada uma análise exploratória para conhecer a estrutura latente da escala e esta foi ratificada por meio de uma análise fatorial confirmatória. A informação foi recolhida durante o ano letivo 2019/2020. Foram utilizados os programas SPSS v.22 e SPSS Amos v.26. O questionário final é composto por 81 itens de resposta fechada (Likert 1-6). Os resultados mostram a confiabilidade da escala (α = 0,94). A análise fatorial exploratória mostra a existência de 6 fatores, estrutura esta posteriormente confirmada (RMSEA = 0,08). Portanto, o questionário desenvolvido é um instrumento válido e confiável para conhecer a percepção dos professores de educação física sobre os processos de avaliação que realizam em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Maite Zubillaga Olague, Laura Cañadas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess