Barreiras, facilitadores e estratégias que influenciam a participação feminina nos conselhos de administração das federações esportivas chilenas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90136Palavras-chave:
fosso de género, mulheres, participação, organizações desportivas, conselho de administração, líderResumo
A diferença de género negativa na participação feminina em posições de decisão é evidente nas organizações desportivas. Os conselhos de administração das Federações Desportivas Chilenas não são estranhos a esta situação. Por conseguinte, esta investigação teve como objectivo determinar os elementos de entrave, os facilitadores e as estratégias que influenciam a participação e o desenvolvimento das mulheres em cargos de gestão em Federações Desportivas no Chile. O método era qualitativo com uma abordagem descritiva e a técnica era a entrevista pessoal através da aplicação de um guião semi-estruturado de perguntas. Durante os meses de Outubro e Novembro de 2020, foram realizadas entrevistas virtuais com mulheres que faziam parte de conselhos de administração de federações desportivas. A análise foi realizada através de categorias de análise e codificação utilizando o Atlas de software. Ti. Os obstáculos identificados estão associados a situações familiares, tais como o cuidado de membros da família. É também reconhecida a existência de preconceitos associados aos estereótipos de género nas funções que são desempenhadas; subestimação das opiniões femininas e desenvolvimento das posições em ambientes masculinizados que tornam as mulheres invisíveis. O apoio familiar é identificado como agentes facilitadores; tendo uma profissão, experiência profissional e formação em gestão desportiva, juntamente com alguns aspectos das personalidades dos líderes. Como estratégias, foi identificada a necessidade de uma mudança cultural nas federações relativamente à participação das mulheres, a implementação de quotas de participação por género e o desenvolvimento de programas de formação de liderança para mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Gerard Foppiano-Vilo, Carlos Matus-Castillo, Miguel Cornejo-Améstica

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess