A história motora como recurso didático provocativo para promover cooperação e empatia
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91061Palavras-chave:
Educação Física; aprendizado cooperativo; treinamento de professor; inovação educacional; inclusão; conto do motorResumo
Este artigo trata do uso de uma história motora, criada ex profeso de forma colaborativa por professores de Educação Física do Ensino Fundamental e Superior. A experiência pedagógica visa desenvolver a compaixão e a empatia dos alunos para a inclusão através da cooperação nos diferentes desafios propostos. A história motora foi implementada em duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de dois centros públicos distintos e, de forma complementar, em duas sessões voltadas à formação de professores. A coleta de dados foi realizada principalmente por meio de diários de observação, o registro das duas sessões na Primária e um grupo de discussão após a visualização da experiência. Os resultados preconizam a preparação consciente da atividade, a boa atitude e a dedicação à reflexão. Da mesma forma, ao longo da história, surgiram emoções como empatia e compaixão para com pessoas com diversidade funcional, mas também terminaram situações de 'superempatia' e 'cooperação imposta'.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Daniel Martos García, Javier Monforte, Bernardo Espí Monzó, Rodrigo Atienza Gago, Alexandra Valencia-Peris, Wenceslao Garcia-Puchades

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess