As chaves do sucesso da canoagem espanhola: uma análise da eficiência das federações regionais
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92054Palavras-chave:
Canoagem, Análise Envoltória de Dados (DEA), eficiência, Federações Esportivas, tecnificação esportivaResumo
Apesar de a canoagem não ser um esporte particularmente popular na Espanha, é uma das disciplinas olímpicas que mais sucesso proporcionou ao medalhista espanhol. Este grande desempenho da canoagem espanhola pode ser atribuído ao trabalho dos clubes e das federações regionais (FFAA), que são capazes de otimizar os escassos recursos de que dispõem, principalmente de transferências públicas. federações espanholas de canoagem (FFAAP) durante o ciclo olímpico 2013-2016 usando a técnica Data Envelopment Analysis (DEA) e o índice de Malmquist. Uma segunda análise tenta identificar os principais fatores que levam à eficiência das federações. Os resultados mostram que, apesar das diferenças importantes entre as Forças Armadas, não existe um caminho único para alcançar a eficiência. Em geral, a disponibilidade de recursos aumenta as chances de obtenção de resultados, enquanto os treinadores e a competição interna ajudam a otimizar o desempenho dos recursos disponíveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Juan Carlos Guevara Pérez, Emilio Martín Vallespín, Néstor Le Clech, Rudemarlyn Urdaneta Camacho

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess