Análise do clima motivacional em Educação Física a partir do uso do modelo Jogos de Ensino para Compreensão
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.92689Palavras-chave:
Método pedagógico, TGfU, clima motivacional, educação física, modelo pedagógico, basquetebolResumo
O presente estudo analisa o clima motivacional após a implementação de duas Unidades Didáticas de Basquetebol no Ensino Secundário, uma através do modelo Jogos de Ensino para a Compreensão (TGfU) e outra através de uma abordagem metodológica tradicional, ambas aplicadas no 3º ESO na disciplina de Educação. Físico. As pessoas que participaram do estudo foram um total de 73 (36 alunos). Destes, 39 formaram o grupo experimental e 34 o grupo controle. Foi utilizado um desenho quase experimental com grupos controle (modelo tradicional) e experimental (TGfU). Para analisar as variáveis do clima motivacional, foi utilizado o Questionário do Clima Motivacional Percebido no Esporte-2 (PMCSQ-2), que foi passado antes e após o desenvolvimento das Unidades Didáticas. Dada a distribuição não normal dos dados, os testes não paramétricos Mann-Whitney U foram aplicados para comparar amostras independentes e Wilconxon para fazer o mesmo com amostras relacionadas. Os resultados mostram diferenças significativas no clima motivacional percebido positivamente no grupo experimental entre antes e depois, enquanto para o grupo controle não há diferenças significativas. Além disso, o grupo experimental reafirma os resultados nas diferentes variáveis que compõem o questionário. Assim, o estudo sugere que a utilização de um modelo pedagógico baseado no TGfU pode favorecer a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Celina Salvador-García, Óscar Chiva-Bartoll, María Maravé-Vivas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess