O controlo atencional e a sua relação com a precisão dos lançamentos dos jogadores de futsal da Universidade de Diyala
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v68.115873Palavras-chave:
Controlo da atenção, precisão de tiroResumo
Objectivo: Identificar a relação entre o controlo atencional e a precisão dos lançamentos em jogadores da equipa de futsal da Universidade de Diyala.
Metodologia de Investigação: O investigador utilizou uma abordagem descritiva com o método correlacional, por ser o mais apropriado para a natureza do problema e para atingir os objetivos do estudo. A amostra do inquérito foi representada pelos jogadores da equipa de futsal da Universidade de Diyala, 16 jogadores para o ano letivo de 2024-2025. A amostra do inquérito foi selecionada aleatoriamente por sorteio, sendo constituída por 14 jogadores, representando 87% da amostra do inquérito. Dois jogadores foram excluídos do estudo exploratório por não fazerem parte da amostra principal. Resultado: Os investigadores observaram que a média aritmética do teste de controlo atencional foi de 7,34, enquanto a média aritmética do teste de precisão dos lançamentos foi de 14,32. O valor de r calculado foi de -0,434. A comparação do valor de r tabular com um nível de significância de 0,05 e um grau de liberdade de 13, que foi de 0,532, demonstra uma correlação significativa entre o controlo atencional e a precisão dos lançamentos no futsal. O investigador atribui isto ao facto de o controlo atencional ser uma variável importante nas competições desportivas, especialmente aquelas que exigem concentração, perceção rápida e capacidades de análise lógica, com base nos fundamentos do processo de treino desportivo.
Conclusões: A amostra da investigação apresenta um bom nível de controlo atencional na execução da técnica de lançamento no futsal, existindo uma correlação significativa entre o controlo atencional e a precisão dos lançamentos no futsal.
Referências
Abdul-Hafiz, T. A. (2015). Cognitive Interference and Attentional Control and Their Relationship to Exam Anxiety among University Students: Baghdad, PhD Thesis, University of Baghdad, Ibn Rushd College of Education.
Abdullah, S. A. (2017). The Relationship of Attentional Control to Psychological Safety among Displaced and Non-Displaced University Students: Baghdad, Master's Thesis, Al-Mustansiriya University, College of Education.
Al-Jubouri, W. R. J. R. (2021). Shooting Accuracy Index in Various Offensive Playing Situations as a Rela-tionship to Attentional Control and Kinetic Response Speed in Futsal Players: Babylon, Master's Thesis, University of Babylon, College of Physical Education and Sports Sciences.
Khalil, Q. J. (1991). Determining Standard Levels for Some Basic Skills for Soccer Players: Baghdad, Unpublished Master's Thesis, University of Baghdad, College of Physical Education.
Muhammad , A. and Awad , I. (2021). Attentional control and its relationship to the accuracy of some types of basketball shooting for Iraqi youth basketball club players: Baghdad, Modern Sport Journal, University of Baghdad, College of Physical Education and Sports Sciences for Girls, Vol. 20, No. 4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Abdulrazzaq Waheeb Yaseen, Yousif Abdul Ameer Darweesh, Intisar Mohammed Mohsin, Fadwa Mohammed Mohsin

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess