Atividade física e funções cognitivas em idosos: revisão sistemática dos últimos 5 anos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.79960Palavras-chave:
demência, cognição, exercício, qualidade de vida, velhiceResumo
Resumo. A atividade física (FA) afeta positivamente a saúde das pessoas em qualquer idade, de acordo com os resultados de diferentes estudos sobre a saúde cognitiva das pessoas idosas, os benefícios são mais evidentes. Por esse motivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura científica que aborda os efeitos da AF nas funções cognitivas (FC) em idosos. Quatro bancos de dados foram consultados: Scopus, Web of Science, ScienceDirect e Pub Med, e o mecanismo de pesquisa do Google Scholar. Após a aplicação dos critérios de seleção, restaram 31 artigos, analisados em termos de) país, número de indivíduos e idade, b) variáveis ec) foco, duração e resultados da pesquisa. Em geral, a FA melhora várias dimensões das funções cognitivas das pessoas idosas, onde medeia fatores genéticos e ambientais relacionados ao estilo de vida do indivíduo. Os tipos de FA comportam-se diferentemente em termos da dimensão da função cognitiva que melhoram. A determinação de marcadores bioquímicos (BDNF, dopamina, peptídeo β-amilóide, gama gama), ressonância nuclear magnética (RMN) e alterações na atividade elétrica do cérebro suportam a hipótese de que a FA produz alterações na forma e atividade cerebral, sem envolver mudanças significativas no comportamento observado e mensurável por testes padronizados de saúde mental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Nestor Romero Ramos, Óscar Romero-Ramos, Arnoldo José González Suárez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess