Análise das habilidades psicomotoras por meio da prática psicomotora de Bernard Aucouturier: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.81781Palavras-chave:
atenção precoce, desenvolvimento psicomotor, habilidades psicomotoras, habilidades motoras dirigidas, habilidades psicomotoras experientesResumo
Resumo. O artigo apresenta uma análise das habilidades psicomotoras com base na metodologia vivenciada, a que se refere a Prática Psicomotora de Bernard Aucouturier, a fim de conhecer as melhorias que esta produz no desenvolvimento psicomotor de três sujeitos de um Centro de Atenção Básica de. Comunidade de Madrid. Para tal, é efectuada uma observação dos parâmetros psicomotores (pré-teste / pós-teste) e a aplicação de um programa de intervenção, com o objectivo de especificar em que aspectos este aspecto da actividade psicomotora tem maior incidência e, com base na aí, apoiam ou não a necessidade de complementar este modelo com outras metodologias, para se conseguir um melhor desenvolvimento psicomotor das crianças. Na pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: diário de campo, para coleta das condutas dos sujeitos, melhorias apresentadas e indicações do observador e o Guia para Observação de Parâmetros Psicomotores de Arnáiz e Bolarín (2000). A conclusão mais importante é que o modelo de Prática Psicomotora de Bernard Aucouturier permite melhorias no domínio motor, mas principalmente no domínio emocional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Emilio Miraflores Gómez, Inmaculada Goldaracena Arboleda

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess