Efeitos da Potenciação Pós-Ativação com cargas máximas de potência no desempenho de sprint e mudança de direção em jogadores de basquete
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v41i0.82105Palavras-chave:
Força, meio agachamento, giro rápido, basquete, aquecimentoResumo
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da realização de uma Potenciação Pós-Ativação (PPA) por meio do exercício de meio agachamento na performance de sprint e mudança de direção em jogadores de basquete. 12 jogadores de basquete participaram desta pesquisa realizando duas sessões. Na primeira sessão, eles realizaram um teste incremental do meio agachamento em multipower para saber a carga com a qual geraram a potência máxima durante a fase concêntrica. Na segunda sessão, após aquecimento padronizado, realizaram o teste de sprint (30 m) e mudança de direção (teste V-Cut). Posteriormente, realizaram seis repetições do meio agachamento com a carga de potência máxima da fase concêntrica obtida na primeira sessão. Depois de quatro minutos de descanso, eles fizeram os testes de velocidade e mudança de direção novamente. O tempo de sprint antes e depois da potenciação foi de 4,72 ± 0,25 segundos e 4,71 ± 0,25 segundos, respectivamente. No V-Cut, o tempo de teste antes da potenciação foi de 8,06 ± 0,44 segundos e depois de 7,98 ± 0,38 segundos. O protocolo PPA baseado na realização de um meio agachamento com a carga com a qual a potência máxima é desenvolvida durante a fase concêntrica não serviu como um intensificador do desempenho de sprint e mudança de direção em jogadores de basquete.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Julio López-Álvarez, Alberto Sánchez-Sixto

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess