Uso do Moodle para fortalecer habilidades de cidadania em alunos de fisioterapia: um desenho pré-pós-teste
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.82517Palavras-chave:
Aprendizagem, Sala de Aula Estendida Moodle, Educação Baseada em Competências, Alunos, Avaliação Educacional, TecnologiaResumo
Introdução: o Moodle é uma tecnologia de informação e comunicação de aprendizagem amplamente utilizada em todo o mundo e tem sido pouco utilizada para fortalecer as habilidades de cidadania. Objetivo: Melhorar as competências de cidadania por meio de uma estratégia pedagógica na plataforma Moodle em alunos matriculados nos cursos de formação de prática fisioterapêutica clínica / administrativa da Universidade de Santander, Bucaramanga, Colômbia. Métodos: Um desenho pré-teste pós-teste foi realizado. A intervenção educativa consistiu numa atividade pedagógica disponibilizada online 24 horas por dia, no Moodle durante 10 semanas. Uma amostra de 41 alunos respondeu a um questionário antes e depois da intervenção educativa, que consistia em 25 questões distribuídas em cinco dimensões: constituição política, multipercepção, pensamento sistêmico e reflexivo, argumentação e ética. O escore total por dimensão variou de 0 a 100. Resultados: O escore médio de conhecimento foi de 60,8 ± 12,9 no pré-teste e 65,1 ± 15,4 no pós-teste (p = 0,0665). Após a intervenção educativa, houve mudanças positivas em oito das 25 questões (p <0,005), três das quais corresponderam à dimensão multiperspectivismo. Na análise por subgrupos, verificou-se que aqueles que obtiveram pontuação igual ou inferior a 60 na avaliação inicial melhoraram significativamente seus conhecimentos [pré-teste = 51,6 (9,9), pós-teste = 60 (15,1), p- valor = 0,018]. Conclusão: Uma intervenção educativa com o Moodle aumentou o conhecimento de algumas competências de cidadania entre os alunos de fisioterapia, principalmente na dimensão multiperspectivismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Milena Boneth-Collante, Jorge Salazar-Rodríguez, Angarita Angarita-Fonseca

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess