Matrogimnasia e desenvolvimento motor em crianças entre 7 e 8 anos com paralisia cerebral
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.82765Palavras-chave:
adaptação de instrumento, funções motoras grossas, afeto familiar, desenvolvimento motor, Matroginástica, habilidades motoras grossas, paralisia cerebral infantil, fisioterapiaResumo
O estudo a seguir tem como objetivo melhorar o desenvolvimento motor grosso em crianças de sete anos com paralisia cerebral infantil (ICP), após intervenção do método conhecido como Matrogimnasia. Com base em uma metodologia que inclui os pais e representantes do menor, para mesclar a parte afetiva e, ao mesmo tempo, reforçar os exercícios em casa. É uma investigação de tipo misto, descritiva, fenomenológica, de campo, apoiada hermenêuticamente nas teorias que permitem esclarecer e fundamentar a investigação. O estudo fundamenta-se na relevância de exercícios fisioterapêuticos que permitam, em primeiro lugar, desenvolver o sistema motor de crianças com ICP. Em segundo lugar, inclua os pais e responsáveis no método, com o objetivo de intensificar o afeto familiar e reforçar os exercícios em casa. E, em terceiro lugar, demonstrar a importância da ginástica como método de melhoria em crianças com ICP. Propõe-se a adaptação de uma série de exercícios sob supervisão de um profissional especializado, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor de menores com o intuito de melhorar seu estado corporal e posturas mentais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Luis Patricio Jami Vargas, ljami, Nancy Elisabeth Caisapanta Acaro, ncaisapanta, Ruth Narcisa Zambrano Pintado, Diego Mauricio Bonilla Jurado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess