A perspectiva de gênero na formação inicial de professores de Educação Física chilena
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.83082Palavras-chave:
formação inicial de professores - educação física - perspectiva de gênero - igualdade - ensino superiorResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão atual da formação inicial de professores de educação física chilena a partir de uma perspectiva de gênero, tomando como referência a participação do corpo discente e o desenvolvimento dessa abordagem na formação pedagógica dos futuros professores. O estudo utilizou a análise descritiva de dados secundários e a análise de fontes documentais, como bancos de dados, relatórios institucionais, propostas teórico-metodológicas e pesquisas nacionais e internacionais. O trabalho permitiu identificar que no Chile existe uma subrepresentação relevante da mulher nos estudos de pedagogia em educação física; que os estereótipos de gênero continuam a ser reproduzidos; Não se identificam ações destinadas a incorporar, tratar e avaliar a perspetiva de género nesta formação, como é o caso da inclusão desta abordagem nos planos e programas de estudos; e que no nível investigativo e metodológico predominam as orientações qualitativas. Os estudos de gênero na área de formação inicial de professores de educação física no país se apresentam como um campo aberto de trabalho, tanto no nível do objeto de estudo, quanto nas abordagens teórico-metodológicas, sendo ao mesmo tempo um área que precisa de uma transferência real pelas ações acadêmicas e políticas que são identificadas na literatura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Carlos Matus-Castillo, Miguel Cornejo-Améstica, Franklin Castillo-Retamal

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess