Implementação de um programa de ciclismo urbano em estudantes universitários chilenos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.83528Palavras-chave:
Ciclismo urbano, Atividade física, Segurança, Estudantes universitáriosResumo
A utilização da bicicleta como meio de transporte ativo é uma forma de aumentar o tempo de atividade física das pessoas, pelo que deve ser promovida em contextos educativos e de trabalho. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a eficácia do programa de ciclismo urbano em uma amostra de 63 universitários (n = 63), 31 mulheres e 32 homens, a partir de instrumentos padronizados com medidas pré e pós a uma intervenção teórica. prática. Os instrumentos consideraram aspectos conceituais e atitudinais, autopercepção de habilidades e autoavaliação da condição física. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas (p ≤0,05) em todas as medidas realizadas. No teste 1 (regras de trânsito e comportamento de ciclismo; no teste 2 (BPNES), 0,0057; e no teste 3 (IFIS), 0,0113, o que significa que o programa de intervenção urbana é um método eficaz para aumentar conhecimentos, habilidades e melhorar a condição física dos universitários que participaram da experiência.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Daniel Duclos-Bastías, Luis Espinoza Oteiza, Milena Adaros Boye, Frano Giakoni Ramírez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess