O centro educacional como ecossistema de aprendizagem. Não, para o "fastfood" educacional
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i41.86073Palavras-chave:
ecossistema de aprendizagem; inovação; Educação; estilos de vida ativos; hábitos saudaveisResumo
Os centros educacionais como ecossistemas de aprendizagem fazem com que alunos, professores e famílias tenham maior acesso aos recursos de aprendizagem e cooperem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade educacional, por meio da interação social. É apresentado um projeto integral de saúde realizado na IES “Princesa Galiana” de Toledo, cujo objetivo é gerar uma cultura de compromisso educacional capaz de melhorar a qualidade de vida de adolescentes, professores e famílias, e que possa contribuir para o progresso. do centro e da sociedade. 309 alunos do ESO participaram, realizando 55 atividades durante o ano letivo 2018-2019. Foi utilizado um método descritivo, transversal, quase experimental, hábitos de vida (questionário EYHS), condição física, composição corporal (Alpha Fitness Battery), Medida da Intencionalidade para ser Fisicamente Ativo (MIFA) e satisfação com o Projeto. Os resultados mostram que a intervenção, através das sinergias estabelecidas entre professores, alunos, famílias e entidades locais, contribui significativamente para o aumento da qualidade de vida de toda a comunidade educativa, destacando-se o aumento da prática desportiva, a melhoria da alimentação e a diminuição do estilo de vida sedentário. Assim, o projeto realizado conseguiu gerar uma consciência de hábitos saudáveis, ativos, com uma boa alimentação contra o sedentarismo, originando hábitos que perduram até à vida adulta.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 María Sagrario Del Valle Díaz, Alberto Dorado Suarez, Fabio Jiménez Zazo, María Rodríguez Perea

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess