Estratégias psicológicas de enfrentamento das companhias de dança espanholas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86204Palavras-chave:
Dança espanhola, flamenco, estratégias de enfrentamento, atividade física, performanceResumo
A dança é a atividade física artística por excelência e exerce enorme tensão psicológica para quem a pratica. Quase não existem estudos interessados em saber quais particularidades do ambiente da dança são adequadas para que os bailarinos se desenvolvam de forma otimizada. Este estudo analisa as diferenças existentes nas estratégias de coping psicológico entre bailarinos de Dança Espanhola e de Flamenco das melhores companhias espanholas, sendo o único a obter este tipo de amostra. Para tal, participaram um total de 14 Companhias Profissionais de Dança de grande prestígio nacional. O Questionário de Estratégias de Coping (ACSI-28) de Graupera, Ruiz, García e Smith (2011) foi aplicado a todos eles. Os resultados mostraram diferenças significativas em todos os fatores do questionário, sendo a Empresa de Sara Baras a que obteve os melhores resultados exceto para o desempenho sob pressão. Portanto, este estudo demonstra a importância de fornecer aos bailarinos estratégias eficientes para alcançar um maior desempenho e prazer em sua disciplina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Virginia Garcia Coll, María Espada Mateos, Rosa De las Heras Fernández

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess