Mindfulness e educação física na população universitária. Uma revisão sistemática
Una revisión sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86382Palavras-chave:
mindfulness, psicologia, esporte, atividade física, educação física, estudantes universitáriosResumo
O objetivo deste estudo foi revisar as conclusões dos artigos publicados nos últimos seis anos sobre o uso da mindfulness na população universitária. Além disso, foram examinados quantos desses estudos são aplicados no campo da Educação Física Universitária. Os artigos publicados de 2014 a 2020 foram analisados nas bases de dados ERIC, Taylor e Francis, Web of Science e SCOPUS, com base nos requisitos PRISMA e no modelo PICO. Dos artigos selecionados foram extraídas as seguintes informações: autor, ano, país, idioma, assuntos, duração, tipo de pesquisa (qualitativa / quantitativa), programa de mindfulness utilizado, objetivo e resultados. Como resultado, 11 artigos foram incluídos. Nenhum dos estudos foi publicado na Espanha ou em espanhol, todos em inglês e a maioria (6 artigos) no Reino Unido. A duração das intervenções varia entre 2 e 12 semanas. Dos 11 artigos, nove eram de delineamento quantitativo, um qualitativo e um misto. Os resultados confirmam os benefícios da atenção plena em estudantes universitários na melhoria de sua saúde psicológica (estresse, ansiedade, depressão, motivação, autoaceitação) e também em nível cognitivo e emocional. Os programas de mindfulness usados foram MBI, MBCT, MBSR, MBSH e MTP. Portanto, apesar dos comprovados benefícios da mindfulness com a população universitária, poucos são os estudos na área de Educação Física Universitária e considera-se pertinente realizar intervenções de mindfulness nas universidades espanholas para atestar sua validade em alunos com essas características socioculturais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Irene López Secanell, Javier Gené Morales, Nerea Hernaiz Agreda

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess