Importância da atividade física na inteligência emocional e diferenças de gênero
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86448Palavras-chave:
Inteligência emocional; atividade física; esporte; crianças em idade escolar; educação física.Resumo
Fatores emocionais e seu desenvolvimento em contextos onde a prática esportiva é abundante têm sido o foco dos últimos anos. Isso porque a atividade física tem estreita relação com a canalização das emoções e seu efeito no desempenho esportivo, bem como com as diferenças sexuais na compreensão desses termos. Por esses motivos, o objetivo principal da presente pesquisa é descrever o nível de prática de atividade física, inteligência emocional e as diferenças entre os sexos em alunos do ensino fundamental, com uma amostra de 281 alunos do ensino fundamental com idades entre 10 e 12 anos. a província de Granada. Os instrumentos utilizados foram o TMMS-24, baseado na Trait Meta-Mood Scale (TMMS) e um questionário ad-hoc para coleta das variáveis sociodemográficas. Os resultados mostram que aqueles que praticam mais atividade física, sendo a maioria meninos, possuem melhor controle de suas emoções em suas três dimensões, destacando-se a capacidade de reparo, que, aliada à clareza emocional, apresenta os maiores valores, sendo que as meninas possuem ligeira maioria. . Além de diferenças significativas nas relações entre os esportes sexuais e as dimensões sexuais da inteligência emocional.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Samuel Galdón López, Félix Zurita Ortega, Jose Luis Ubago Jiménez, Gabriel González Valero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess