Teste unipodal para estabilidade corporal estática com olhos abertos e fechados na avaliação do risco de queda em idosos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.86645Palavras-chave:
Estabilidade unipodal, idoso, risco de quedaResumo
Introdução: A estabilidade postural é um fator chave na funcionalidade motora do ser humano, com o envelhecimento ocorre alteração do equilíbrio postural e uma alternativa de avaliação são os testes de estabilidade unipodal. Objetivo: Determinar o desempenho de idosos com o Teste Unipodal de Estabilidade Corporal Estática (TUPECE) na modalidade olhos abertos e olhos fechados; observar estratégias de estabilização no pé de apoio, movimentação de membros superiores e pé levantado. Métodos: Estudo transversal de concordância diagnóstica; realizado em 60 idosos cadastrados em um centro esportivo, município de San Miguel, Região Metropolitana, Chile. Aqueles que realizaram o TUPECE com os olhos abertos e fechados, juntamente com uma consulta sobre o teste. Resultados: A concordância entre avaliadores com base no TUPECE não apresentou diferenças significativas, demonstrando simetria na avaliação observacional. Comparando o teste com os olhos abertos e fechados (p <0,0001), foi determinada diferença significativamente elevada, apresentando maior estabilidade com os olhos abertos. Em uma idade mais avançada, a estabilidade é pior (p <0,05). Não houve diferença significativa entre os gêneros (p> 0,05). Conclusão: O TUPECE apresentou alta confiabilidade interexaminadores na avaliação da estabilidade unipodal em idosos. O teste diferencia o desempenho com olhos abertos e fechados; Ele também mostrou diferenças por idade, mas não por gênero. De acordo com os resultados e as características do teste, ele se apresenta como procedimento positivo para avaliar a estabilidade estática unipodal com olhos abertos e fechados em idosos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Víctor Patricio Díaz Narváez, Cristian Díaz Escobar, Macarena Catalán Neira, Matías Pozo Núñez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess