Realmente avaliamos o aprendizado em educação física? Percepções dos professores em diferentes estágios educacionais ¿Evaluamos realmente el aprendizaje en educación física?
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.88686Palavras-chave:
Avaliação; Aprendendo; Metodologia; Papel docente; EducaçãoResumo
Contexto: A avaliação está ligada à forma como os professores abordam e entendem a educação física. Objetivo: Avaliar as percepções dos professores sobre a avaliação em diferentes estágios educacionais. Método: Participaram sete professores de Educação Física experientes em cada etapa educacional (Primário, Secundário e Universitário) e oito alunos de Educação Física de Professores de Educação Física. Seguiu-se um projeto de pesquisa qualitativa. Resultados: Os professores do ensino fundamental preconizaram uma avaliação baseada em jogos e brincadeiras, entendendo que não era necessário envolver os alunos. Os professores do ensino médio confundiam avaliação com notas, concentrando-se em testes de condicionamento físico e esportivo e defendiam uma implementação exclusiva do professor. Os professores universitários vincularam a avaliação à aprendizagem e destacaram a necessidade de transparência. Por fim, os futuros professores de educação física estimularam uma mudança, acreditaram que a avaliação é um elemento complexo do ensino e destacaram o contexto onde a avaliação será implementada. Conclusão: a avaliação é vista de forma diferente dependendo do estágio, sem características comuns.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 David Hortigüela-Alcalá, Sixto González-Víllora, Alejandra Hernando-Garijo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess