Inteligências múltiplas na aula de educação física; uma experiência formativa com alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.89393Palavras-chave:
Physical education; multiple intelligences (MI); didactic strategy; formative assessment; primary schoolResumo
Este trabalho buscou descobrir como a aula de educação física pode favorecer a manifestação das inteligências múltiplas na resolução de problemas em 27 alunos de oito a nove anos de uma turma de quarta série de uma escola primária. Através do método qualitativo na aplicação de uma sequência didática de sete sessões, os dados foram coletados por meio de uma avaliação formativa por meio de entrevistas, observação e o caderno de educação física que as crianças utilizaram ao longo da intervenção onde expressaram parte de sua experiência e aprendizado que adquiriram em aula de educação física. Como resultado, observa-se que os alunos expressam de forma específica o aprendizado obtido na sequência didática onde se manifestam as inteligências múltiplas para a resolução de problemas permitindo atingir os objetivos da sequência didática. Conclui-se a importância do fortalecimento de uma aula de educação física inclusiva através da abordagem das inteligências múltiplas onde os alunos possam expressar suas habilidades e capacidades para alcançar o aprendizado esperado da educação física, ressalta-se a necessidade de trabalhar as competências pedagógicas nos professores para um planejamento adequado e estimulante. cenários que permitem aos alunos alcançar um desenvolvimento integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Guadalupe del Rosario Martínez Aguilera

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess