Diferenças nutricionais e de aptidão física em crianças e adolescentes de diversas origens socioeconômicas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.89641Palavras-chave:
Atividade física; estilo de vida; Estado nutricional; dieta; crianças; diferenças sociaisResumo
O estilo de vida afeta a saúde de crianças e adolescentes, principalmente daqueles que vivem em desvantagens socioeconômicas. O objetivo deste estudo foi avaliar o estado nutricional, o nível de aptidão e a dieta alimentar de crianças e adolescentes de diferentes ambientes socioeconômicos. Para avaliar o estado nutricional e os hábitos nutricionais, foram escolhidos o índice de massa corporal Z-score, o índice cintura-estatura e o índice de qualidade da dieta mediterrânea. Para medir a aptidão física, foi utilizada a bateria Eurofit. Os participantes foram 290 crianças e adolescentes saudáveis de dois grupos. O grupo 1 (78) fazia parte de um projeto de integração social pelo esporte; o grupo 2 (212) pertencia a uma escola privada de alto nível socioeconômico. Diferenças entre os grupos foram encontradas no estado nutricional e nos testes de aptidão física. Não houve diferenças na pontuação total do Kid Med Test (p = 0,42), mas os dados sugeriram uma melhor qualidade do consumo alimentar no grupo 2. Mesmo que ambos os grupos exibissem valores saudáveis, os resultados foram ligeiramente mais favoráveis para a velocidade de movimento e flexibilidade (p <0,05), e para hábitos alimentares (melhor ingestão de azeite, menor consumo de doces, p <0,05) no grupo 2. O estudo, mesmo com limitações, mostra que ainda há espaço para igualdade de oportunidades na promoção da qualidade de vida dos jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Sonia García-Merino, Rosa-María Rodríguez-Jiménez, Álvaro Bustamante-Sánchez, Silvia Burgos-Postigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess