Relação entre estabilidade central e equilíbrio postural nas habilidades biomotoras de jovens atletas de basquete: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.89896Palavras-chave:
Basquetebol, Adolescentes, Equilíbrio postural, Estabilidade de core, Desempenho atléticoResumo
O basquete requer demandas físicas variadas, caracterizadas por esforços intermitentes e situações de desequilíbrio. A estabilidade central (CE) e o equilíbrio postural (PE) são questões associadas como um fator significativo na prevenção de lesões e dor. No entanto, os resultados dos estudos em relação às habilidades biomotoras são contrastantes, indicando que não há efeitos sobre o desempenho atlético no contexto de alto rendimento, mas são necessárias mais pesquisas sobre essa relação na população de adolescentes. verificar a relação entre DC e DP nas habilidades biomotoras em jogadores adolescentes de basquete. Usando a estratégia PICO, os bancos de dados PubMed e Scielo foram pesquisados em busca de estudos experimentais com intervenção de exercício EC / EP e testes de desempenho atlético. Os resultados apontam para poucos estudos com efeitos positivos no desempenho atlético de jovens atletas de basquete, mas não foi possível identificar fortes evidências da influência positiva do treinamento de EC / EF nas habilidades biomotoras de adolescentes jogadores de basquete. Mais pesquisas são necessárias sobre a influência nos indicadores de desempenho esportivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Caio Bueno da Silva Sartori Caio Sartori, Paulo Cesar Montagner, João Paulo Borin

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess