Estudo da evolução da competência aquática em bebês participantes de um programa aquático a partir de uma abordagem socioconstrutivista
Estudio des de la actividad conjunta
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90342Palavras-chave:
aprendizagem motora, desenvolvimento motor, ensino, atividade conjunta, nataçãoResumo
A noção de competência aquática na infância é uma abordagem de análise emergente que demanda mais respaldo científico. Este estudo insere-se na área do desenvolvimento motor e tem impacto na área da aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa, descritiva e intra-sujeito; O estudo observa quatro díades infantil-adulto (n = 4) durante um programa de natação infantil de quatro meses. Para tanto, é projetado um sistema ad hoc de categorias de observação para o comportamento motor aquático do bebê e a atividade conjunta da díade. O sistema de categorias é projetado sem a priori habilidades de observação e de acordo com níveis crescentes de dificuldade através das dimensões: respiração e equilíbrio. Os resultados indicam que é possível observar a evolução da competência e descrever sua natureza social sem observar habilidades. A abordagem do estudo sugere possibilidades emergentes de análise dos processos de aprendizagem e desenvolvimento motor.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Gil Pla-Campas, Verónica Jiménez, Montserrat Benlloch, Francesc Martínez-Olmo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess