O nível de coordenação motora pode predizer o desempenho nas habilidades do voleibol na juventude?
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.90359Palavras-chave:
habilidades motoras, esporte de rendimento, coordenação motora, adolescentes, educação físicaResumo
Introdução: A coordenação motora é uma capacidade subjacente ao desempenho bem-sucedido de habilidades específicas do esporte. No entanto, não se sabe se o nível de coordenação motora pode predizer o desempenho nas habilidades de voleibol. O objetivo principal deste estudo foi verificar se o nível de coordenação motora, avaliado por meio de um teste genérico, pode predizer o desempenho na habilidade do voleibol na juventude. Material e métodos: Foram recrutados 34 estudantes adolescentes (média 14,4±0,3 anos). O KörperkoordinationtestFür Kinder (KTK), um teste genérico, não específico para esportes, composto por quatro tarefas (ou seja, equilíbrio dinâmico, salto, agilidade e habilidades de movimentação lateral) foi usado para avaliar o nível de coordenação motora. O desempenho motor nas habilidades de voleibol foi avaliado com base em duas tarefas orientadas ao produto: saque de voleibol por baixo e recepção de saque de voleibol. Foi adotada uma única medida representando as habilidades de voleibol dos participantes. Modelos de regressão linear foram executados. Resultados: A análise de regressão revelou que as habilidades de equilíbrio dinâmico, salto e agilidade foram responsáveis por 8,5%, 17,0% e 30,5%, respectivamente, da variância no desempenho nas habilidades de voleibol. Além disso, o modelo de regressão linear múltipla previu significativamente 29,3% da variância no desempenho nas habilidades de voleibol. No entanto, apenas a habilidade de agilidade foi um preditor significativo da variável dependente neste modelo múltiplo. Discussão: O nível de coordenação motora, avaliado por meio de um teste genérico, pode predizer o desempenho nas habilidades do voleibol em jovens. Nossos achados reforçam a suposição de que o teste KTK pode ser uma avaliação útil da coordenação motora para apoiar a tomada de decisões em diferentes ambientes, como educação física escolar e programas de identificação de talentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Blena Marinho, Daniel das Virgens Chagas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess