Pesquisa Nacional de Tendências de Fitness na Espanha para 2022
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91036Palavras-chave:
Pesquisa de fitness espanhola, tendências de fitness, indústria de fitness, pesquisa ACSMResumo
Esta é a sexta edição das Pesquisas Nacionais de Tendências do Fitness na Espanha, que reproduz anualmente a metodologia das pesquisas internacionais promovidas pelo American College of Sports Medicine (ACSM). O objetivo deste estudo é identificar as principais tendências do setor do fitness espanhol, apresentando os resultados do inquérito realizado para 2022, bem como comparando os resultados com os obtidos nos inquéritos nacionais e internacionais de 2021. Além disso, é também analisou o possível impacto do COVID-19 na incorporação de tecnologia no setor de fitness na Espanha. A pesquisa foi enviada eletronicamente a um total de 6.551 profissionais relacionados ao setor de fitness, obtendo um total de 520 respostas (taxa de resposta de 7,9%), das quais 27,3% eram mulheres. As cinco tendências mais relevantes para 2022 foram, nesta ordem: “contratação de profissionais certificados”, “treino de aptidão funcional”, “treino pessoal em pequenos grupos”, “treino pessoal” e “programas de exercício e emagrecimento”. As tendências dos 20 primeiros na Espanha para 2022 foram muito congruentes com as de 2021, tanto no número de coincidências (18 tendências comuns) quanto nas posições ocupadas (entre os 10 primeiros houve 9 tendências comuns a ambas as pesquisas) . Como nos anos anteriores, houve uma maior discrepância entre a pesquisa espanhola para 2022 e a internacional para 2021, com apenas 13 tendências comuns entre os 20 primeiros e apenas duas correspondências entre os 10 primeiros. Estas constatações confirmam mais uma vez, à semelhança das edições anteriores, a estabilidade das tendências do setor do fitness espanhol e a progressiva divergência com as tendências internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Oscar L Veiga, Manel Valcarce-Torrente, Alejandro Romero-Caballero

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess