Influência da insatisfação corporal e da atividade física no bem-estar psicológico de jovens mexicanas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91097Palavras-chave:
Hábitos de atividade física, insatisfação corporal, autoaceitação, crescimento pessoal, SEMResumo
O objetivo principal deste estudo foi examinar o efeito da insatisfação com a imagem corporal e a prática de atividade física na percepção de bem-estar psicológico em mulheres jovens mexicanas usando um modelo de equação estrutural. Um total de 488 estudantes universitários mexicanos com idades entre 18 e 24 anos responderam às versões curtas do Multidimensional Body Self Relations Questionnaire, o Questionário Internacional de Atividade Física e Bem-Estar Psicológico de Ryff. Os resultados do modelo de equações estruturais mostraram que a prática de atividade física, por meio da importância subjetiva da forma e aparência física, tem um efeito indireto positivo na percepção de bem-estar psicológico na dimensão autoaceitação e esta por sua vez tem um efeito positivo direto no crescimento pessoal. O modelo proposto obtém um ajuste satisfatório, explicando 38% da variância da percepção de bem-estar psicológico na dimensão crescimento pessoal (variável critério).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Humberto Blanco Vega, Perla Jannet Jurado García, Carolina Jiménez Lira, Susana Ivonne Aguirre Vásquez, Jesús Enrique Peinado Pérez, Juan Francisco Aguirre Chávez, María Del Carmen Zueck Enríquez, José René Blanco Ornelas

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess