Expressão corporal, dança e esclerose múltipla: benefícios emocionais em uma intervenção durante a contingência COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91470Palavras-chave:
Expressão corporal e dança; esclerose múltipla; Saúde; emoções; COVID-19; narrativas visuais; tecnologiaResumo
A expressão corporal e a dança são áreas de prática que podem oferecer múltiplos benefícios à saúde de pessoas que sofrem de esclerose múltipla, uma doença neurológica que causa limitações físicas, afetivas e sociais. Motivado por uma pessoa que sofre desta doença e que estava disponível e precisava de se sentir mais ativa e melhor, foi concebido um programa adaptado de atividades expressivas e dança que teve em conta o seu contexto particular e com a dificuldade acrescida de manter o distanciamento social por preserve sua saúde em tempos de COVID-19. Foi um grande desafio desenhar a intervenção de forma a que pudesse ser realizada de forma autónoma e remota. O presente estudo explorou o bem-estar emocional durante a experiência vivida dessa pessoa enquanto participava deste programa de seis semanas. Após cada sessão, foram realizadas entrevistas virtuais com a participante para compreender como ela havia se sentido, utilizando narrativas visuais baseadas em fotografias utilizadas como metáforas. De modo geral, a participante concordou que a experiência a fez se sentir melhor. Especificamente, o programa deu a ela a oportunidade de compartilhar novas formas de se comunicar com seus familiares, voltar a se sentir fisicamente ativa, se interessar por práticas artísticas corporais e tomar consciência de suas emoções.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Marta Arévalo Baeza, Ana Pacheco Fuertes

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess