Twitter como ferramenta de divulgação esportiva: a representação de mulheres atletas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.91558Palavras-chave:
Igualdade; Estereótipos de Gênero; Desportistas; Jornalismo; Redes sociaisResumo
O Twitter tornou-se um novo canal de comunicação no qual uma grande quantidade de informações esportivas é compartilhada, principalmente entre os mais jovens. Jovens que formam sua identidade de gênero através das mensagens que recebem, portanto, considera-se de extrema importância analisar como as mulheres são representadas na mídia esportiva na Espanha em suas contas no Twitter. Eles reforçam estereótipos ou se comunicam a partir de uma perspectiva igualitária? Através de uma metodologia qualitativa, analisam-se as imagens publicadas sobre mulheres durante 6 meses (março a agosto de 2016), em quatro meios desportivos espanhóis (@ElPaís_Deportes, @ABC_Deportes, @Marca e @MundoDeportivo). Os resultados mostram como os estereótipos e a objetificação da mulher estão sendo transferidos de mulheres atletas para não atletas. Em última análise, a desigualdade permanece no Twitter, embora de forma mais encoberta, influenciando a percepção da sociedade sobre os papéis de gênero no esporte e a importância das mulheres atletas na sociedade atual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Alba Adá Lameiras, Yolanda Rodríguez-Castro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess