Corpo, movimento e infância: uma análise das interfaces entre políticas educacionais de Educação Infantil e Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91563

Palavras-chave:

corpo, movimento, infância, Educação Física, Educação Infantil

Resumo

Este estudo descreve e analisa o lugar que corpo, movimento e educação física ocupam nas prescrições curriculares para a Educação Infantil do Município de Vitória, focalizando suas interfaces com as discussões que ocorrem no plano acadêmico do debate. Metodologicamente, realiza uma pesquisa documental e tem como fonte os documentos: “A Educação Infantil do Município de Vitória: um outro olhar” (2006) e “Diretrizes Curriculares Educação Infantil de Vitória/ES” (2020). Os resultados encontrados permitem-nos afirmar que as perspectivas de trabalho com o corpo e movimento das crianças nos documentos analisados, representam um avanço no debate sobre o papel da Educação Física na Educação Infantil. Tendo em vista que além de reconhecerem a linguagem corporal como indispensável ao trabalho com as crianças, e, se alinharem as concepções de infância e de educação infantil vigentes, elas se constituem em propostas elaboradas em coautoria com os professores e professoras da Educação Infantil.

Biografias Autor

Maria Celeste Rocha, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Possui Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES. Atua como Professora de Educação Física na Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória-ES. É integrante do Grupo de estudos LESEF/UFES. 

Felipe Quintão de Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Doutorado em Educação pela mesma instituição (2009). Pós-doutorado na Universidade de Strathclyde, em Glasgow/Escócia (2018-2019). É professor titular da UFES e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito-Santo (2020-2022).

Alberto Moreno Doña, Universidade de Valparaíso - Chile

Professor da Universidade de Valparaíso, Chile. As suas áreas de interesse científico giram em torno de três temas principais: Descolonialidade e Educação Crítica, Educação e Complexidade na Primeira Infância, Motricidade Escolar e Bem Viver. Ele é professor de Educação Física da Universidade de Valência, Espanha. Mestre em Estudos Latino-Americanos, menção em Filosofia, pela Universidade de La Serena, Chile, e Doutor em Educação pela Universidade de Granada, Espanha.

Publicado

2022-06-21

Como Citar

Rocha, M. C., Almeida, F. Q. de, & Doña, A. M. (2022). Corpo, movimento e infância: uma análise das interfaces entre políticas educacionais de Educação Infantil e Educação Física. Retos, 45, 75–86. https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91563

Edição

Secção

Monográfico. Educação Física Pensada desde a Infância