Diferenças sexuais na maturação do controle postural durante a infância e adolescência: um estudo transversal em crianças entre 4 e 17 anos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91650Palavras-chave:
desenvolvimento motor; infância; Controle posturalResumo
Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar as diferenças entre os sexos no desenvolvimento do controle postural durante a infância e adolescência. Material e métodos: Trezentas e oitenta e nove crianças participaram de uma prova de 30s com os olhos abertos e outra de 30s com os olhos fechados. Utilizando um Wii Balance Board, foram calculadas a velocidade média e a frequência média nas direções anteroposterior e mediolateral, bem como a área da elipse do intervalo de confiança de 95%. Resultados: Os resultados mostraram que os meninos mais novos (4-5 anos) apresentaram uma área de elipse maior do que as meninas da mesma idade, enquanto as meninas nessa faixa etária apresentaram uma razão de área de elipse maior, embora essas diferenças tenham desaparecido até 12-13 anos. Nessa idade, os meninos apresentaram maior velocidade média no sentido anteroposterior com os olhos abertos e fechados, assim como maior área da elipse e velocidade média no sentido mediolateral com os olhos abertos. Aos 16-17 anos de idade, os meninos apresentaram menor velocidade média no sentido médio-lateral com ambos os olhos abertos e fechados. Conclusões: os resultados indicam certas diferenças na maturação do controle postural de meninas e meninos durante a infância e adolescência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Xavier García Massó, Israel Villarrasa Sapiña, Maria Teresa Pellicer Chenoll, Jose Luis Bermejo Ruiz, Gonzalo Monfort Torres, Adrià Marco Ahulló

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess