Flipped Classroom através do Edpuzzle® e o processo de ensino-aprendizagem do esporte em alunos do ensino médio: um estudo piloto
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.91963Palavras-chave:
Sala de aula invertida, Educação Física, Voleibol, desenvolvimento sustentável, Modelo pedagógicoResumo
A metodologia Flipped Classroom (FC) está surgindo como uma nova estratégia educacional nas diferentes etapas do sistema educacional que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e educação de qualidade. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de um modelo de CF em alunos do ensino médio na aquisição do conteúdo conceitual de um esporte, neste caso o Voleibol, e avaliar como esse modelo pedagógico pode afetar a aprendizagem. A amostra foi composta por 243 alunos do ensino secundário obrigatório com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, utilizando um método quantitativo com um desenho quase experimental para o estudo. A intervenção teve duração de cinco semanas em que foi utilizada a metodologia FC para trabalhar os conteúdos do voleibol. Um teste objetivo de conteúdo curricular sobre voleibol foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Os resultados mostram uma melhora muito significativa no aprendizado dos alunos após a aplicação da metodologia invertida no aprendizado do Voleibol. Além disso, fica evidente que o conhecimento inicial dos alunos, neste caso, do voleibol, influencia o desempenho acadêmico final demonstrado em uma prova de conhecimento objetivo. Por fim, variáveis como o número de questões corretas durante a visualização dos vídeos ou o número de vezes que uma seção do tutorial é revisada parecem estar sutilmente associadas ao desempenho acadêmico final (somente nas meninas).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Salvador García Martínez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess