Efeito do C-HIIT no controle inibitório e comportamento de jovens diagnosticados com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.92903Palavras-chave:
atividade física de alta intensidade, concentração, comportamento, crianças e adolescentes, hiperatividadeResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um programa cooperativo de 10 semanas de treinamento intervalado de alta intensidade (C-HIIT) no controle inibitório e comportamento em sala de aula de escolares diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A amostra foi composta por 52 escolares com diagnóstico de TDAH, 24 sem C-HIIT (grupo controle, não recebeu intervenção) e 28 C-HIIT (grupo experimental, que realizou C-HIIT 16 min/sessão, duas sessões/semana, durante 10 semanas ) monitorando a intensidade com Seego Realtracksystems®. O controle inibitório (inibição e interferência) foi medido usando a versão em espanhol do Stroop Color and Word Test, e o comportamento em sala de aula (hiperativo-impulsivo, desatento, transtorno de conduta e TDAH) usando a escala EDAH para professores. Uma ANOVA de dois grupos (sem C-HIIT vs. C-HIIT) × duas vezes (pré-teste vs. pós-teste) foi usada para analisar os resultados. Após o programa de intervenção, o grupo C-HIIT melhorou significativamente o controle inibitório (interferência; p = 0,002; 11%, inibição; p = 0,041; 8%) e algumas variáveis comportamentais em sala de aula (comportamento hiperativo-impulsivo, p < 0,001, 25%, transtorno de conduta, p < 0,001, 16% e comportamento de TDAH, p = 0,016, 13%) versus o grupo Sem C-HIIT. Conclui-se que participar de um programa de pelo menos 10 semanas (duas sessões semanais de 16 min de C-HIIT) melhora o controle inibitório e o comportamento na escola. Sugere-se promover programas educacionais que incluam o C-HIIT com um aplicativo de sistema de pontuação (ClassDojo®) para motivar os alunos a participar ativamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Sara Suárez Manzano, Polyanna Belchior de Oliveira, Alba Rusillo Magdaleno, Alberto Ruiz Ariza

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess