Constituição do sujeito, Educação Física e sociomotricidade: campos em destaque
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.93008Palavras-chave:
Educação Física, sociomotricidade, sujeito, constituição do sujeito, cidadaniaResumo
O objetivo deste trabalho ensaístico é analisar criticamente a relação entre a corrente da sociomotricidade e a constituição do sujeito no campo disciplinar da Educação Física como um campo em tensões identitárias, reconhecendo a necessidade de transformação do campo pedagógico. e enfatizando a relevância de promover a formação das diferentes dimensões humanas a partir de uma compreensão abrangente da educação e do próprio ser humano. Nesse sentido, a reflexão defende que a Educação Física escolar atual continua sendo mediada por lógicas geralmente instrucionais, embora reconheça que deve ser repensada no contexto de uma educação verdadeiramente integral, que, além de complexa, tem como foco a constituição da disciplina visando o empoderamento, a cidadania emancipada, a participação protagonista, a corresponsabilidade, o exercício colaborativo em todas as dinâmicas do ato pedagógico, a convivência, entre outros aspectos que indicam e apontam para uma formação crítica de crianças e adolescentes a partir da ação motora.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Alixon David Reyes Rodríguez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess