Pesquisa Nacional de Tendências de Fitness na Colômbia para o ano de 2022
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v45i0.93100Palavras-chave:
Pesquisa de fitness na Colômbia, tendências de fitness, indústria de fitness, pesquisa ACSMResumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar e comparar as principais tendências de fitness para o ano de 2022 na Colômbia com os resultados da pesquisa nacional realizada no ano anterior e com os rankings espanhol e internacional para o ano de 2022. A informação foi obtida através de um questionário online, replicando a metodologia desenvolvida pelo American College of Sports Medicine em pesquisas internacionais sobre tendências de fitness. O questionário foi enviado a 3.100 profissionais de diferentes regiões e departamentos da Colômbia, obtendo um total de 1.800 respostas (taxa de resposta, 58,1%, 33,3% mulheres). Os resultados os colocam entre as 5 principais tendências da Colômbia: "programas de exercícios para crianças e adolescentes", "treinamento em circuito", "treinamento com peso corporal", "treinamento funcional" e "programas de condicionamento físico para idosos". 11 correspondências foram encontradas com a pesquisa nacional do ano anterior, com várias mudanças de posição; 12 equivalências com o ranking espanhol e 11 com o ranking da pesquisa internacional de 2022, além de um total de 10 tendências coincidentes entre as três pesquisas. Os resultados obtidos evidenciam o interesse pela atividade física voltada para a saúde e perda de peso, diferentes variantes e métodos de treinamento de força, bem como uma notável diminuição da relevância das tendências relacionadas ao uso da tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Manel Valcarce-Torrente, Ángela Arroyo-Nieto, Oscar L. Veiga, Camilo Morales-Rincón

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess