O desenvolvimento de qualidades profissionalmente importantes como resultado de várias atividades: aprendizagem, esporte e mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.87830Palavras-chave:
aprendizagem, esporte, mercado de trabalho, qualidades, habilidades sociaisResumo
O objetivo deste artigo é definir a evolução das opiniões sobre a formação das qualidades demandadas (soft skills) no mercado de trabalho ucraniano e as possibilidades de sua formação através do esporte com base nas opiniões dos principais participantes do mercado. A base do estudo é uma pesquisa com profissionais (104 respondentes), estudantes (314 respondentes) e escolares (326 respondentes). A coerência das respostas dos respondentes foi verificada pelo coeficiente de correlação de postos de Spearman e coeficiente de correlação de postos de Kendall. As análises de correlação, fator e cluster foram utilizadas nos métodos de estudo. A análise fatorial nos permitiu formar as qualidades obtidas em dois fatores (de importância primária e secundária). Usando a análise de cluster, todas as qualidades que foram identificadas pelos respondentes foram divididas em três grupos uniformes. Constatou-se também que os clusters mais diferem nas qualidades que foram apontadas pelos escolares, sendo que os clusters que mais se aproximam das qualidades foram destacados pelos empregadores. O estudo foi realizado no quadro de novas abordagens para pesquisar as tendências e os elementos-chave da concorrência nos mercados de trabalho e complementa o trabalho (Cachón-Zagalaz et al., 2020) ao incluir os aspectos na análise dos escolares e destacar os aspectos distintos que estão envolvidos em sua percepção das qualidades solicitadas. Ficou comprovada a singularidade das qualidades que foram destacadas pelos alunos que praticam esportes e a importância dessas qualidades na formação das competências profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Daniil Shmatkov, Bielikova Nadiia, Brytan Yurii, María Sánchez Zafra

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess