A contribuição de Lucho Herrera para o ciclismo esportivo na Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.90258Palavras-chave:
ciclismo, bi-cultura, esporte, políticas públicas, cidadaniaResumo
O objetivo deste artigo é compreender a contribuição da experiência de vida do ciclista profissional Luis Alberto “Lucho” Herrera Herrera para o ciclismo esportivo na Colômbia. Com base no conceito “Pedalando pela Cidadania” no contexto de uma investigação sobre o movimento cicloativista em território sul-americano, os procedimentos metodológicos utilizados foram a técnica de entrevista semiestruturada para coleta de dados e a abordagem fenomenológica para análise discursiva. Emergiram as unidades de significado: 1) história de vida com a bicicleta; 2) preparação atlética; 3) estrutura de treinamento; 4) condições para treinamento esportivo; 5) valores sociais; 6) neocolonialismo no esporte sul-americano; 7) saúde ao pedalar; 8) promoção da bicicultura por instituições públicas. Concluímos que a cultura esportiva do ciclismo deve estar atrelada à necessidade de formulação de estratégias político-institucionais que promovam a bi-cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Leandro Dri Manfiolete Troncoso, Kevin Daniel Rozo Rondon, Jorge Andrés Jimenez Munoz, Sandra Soledad Troncoso Robles

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess