Educação Física na Casa da Qualidade. Proposta de aplicação curricular no ensino secundário obrigatório
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.78792Palavras-chave:
Atividade física, adolescentes, parto, saúdeResumo
Resumo. Em situações de emergência que obrigam toda a população - principalmente os adolescentes - a ficar em casa, a Educação Física representa uma estratégia ideal para contribuir com a atividade física dos adolescentes em casa. Portanto, este estudo tem como objetivo mostrar uma proposta didática que, com base no currículo de Educação Física do Ensino Médio, promove a atividade física de adolescentes em casa. Para esse fim, a proposta baseia-se em uma abordagem de competência, incluindo as tecnologias da comunicação e da informação e o estabelecimento de atividades desafiadoras, a fim de abordar os diferentes conteúdos curriculares relacionados à saúde e qualidade de vida, aptidão física e motora, jogos e esportes, expressão corporal e atividades físicas em ambiente natural. A avaliação se concentra em uma série de instrumentos (rubrica, diário, portfólio, folhas de observação e questionário), permitindo avaliar o grau de realização de cada critério de avaliação. Por fim, esta proposta oferece novos caminhos para os professores de Educação Física desenvolverem outras propostas didáticas que facilitem não apenas as aulas de Educação Física, mas também a atividade física em casa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess