Efeitos da suplementação de suco de beterraba na resposta neuromuscular: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v0i39.79650Palavras-chave:
Nitrato; Nitrito; Treinamento de força; Força; Óxido nítrico; Resistência muscular; Suco de beterrabaResumo
Resumo. O suco de beterraba (ZR) é uma fonte nutricional rica em nitrato (NO3-) que, uma vez ingerida, é reduzida a óxido nítrico (ON). ON tem efeitos hipotensores, anti-inflamatórios e causa melhorias na eficiência mitocondrial e na regulação da contratilidade muscular. Diferentes investigações verificaram que a suplementação de ZR tem um efeito ergogênico nas modalidades de resistência cardiorrespiratória e esforços explosivos e intermitentes de alta intensidade. No entanto, como nenhuma revisão avaliou o efeito da suplementação de ZR na produção de força muscular, o objetivo desta revisão sistemática é analisar o efeito da suplementação de ZR no desempenho da força muscular. A busca por palavras-chave e conectores booleanos foi realizada nas bases de dados Dialnet, Directory of Open Access Journals, Medline, Pubmed, Scielo, Scopus e SPORTDiscus. A estratégia de busca utilizada foi a seguinte: (nitrato OU beterraba *) AND (conceito 2) (suplemento * OR nutr * OR dieta *) AND (conceito 3) (força OR "exercício resistido" OU "treinamento resistido" OR "muscular poder "). Após a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 14 artigos para a revisão. Na revisão, foi demonstrado como a suplementação com ZR pode ter um efeito ergogênico na produção de força muscular sob estimulação elétrica, bem como na produção de poder sobre contrações isocinéticas apenas em altas velocidades angulares, sendo o mecanismo explicativo uma potenciação da capacidade contrátil especificamente nas fibras musculares tipo II.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Juan José Ramos Álvarez, Juan José Montoya Miñano, Francisco Miguel Tobal, Pablo Jodrá Jiménez, Raul Domínguez Herrera

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess