Interação visual e lógica interna em tarefas de linguagem corporal
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.80721Palavras-chave:
Dance; Educação Física; percepção; expressão corporal e interação socialResumo
O objetivo consistiu em identificar se havia associação entre o conforto / desconforto percebido pelos alunos causado pela interação visual, e o tipo de tarefa de expressão corporal segundo a lógica interna. Os participantes foram 30 sujeitos - 13 homens e 17 mulheres - com média de idade de 23,26 ± 1,22 anos, matriculados na disciplina de atividade física artístico-expressiva da Faculdade de Educação da Universidade de Zaragoza (Espanha). A associação entre conforto / desconforto despertado na interação visual foi analisada de acordo com os seis tipos de tarefas de expressão corporal por meio da estatística qui-quadrado por meio do SPSS 26. Essas percepções de conforto / desconforto foram codificadas a partir dos diários dos alunos. Os resultados mostraram que existem associações entre conforto / desconforto: a) De acordo com o tipo de tarefa, distinguindo que tarefas do tipo 4 - presença visual / um observador / improvisação - e 5 - presença visual / vários observadores / improvisação - estão ligadas com desconforto e tarefas tipo 6 - presença visual / vários observadores / tempo de preparação - com conforto; b) De acordo com o papel da interação visual, associando o observador ao conforto e o observado ao desconforto; c) Conforme o tempo de preparação: conforto com o tempo de preparação e desconforto com improvisação; d) De acordo com o número de observadores: conforto quando há vários observadores e desconforto com um único observador. Este tipo de pesquisa permite conhecer as dificuldades e facilidades dos alunos de acordo com as tarefas vivenciadas, desta forma, podem ser hierarquizadas para facilitar os processos de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Inma Canales-Lacruz, Ana Corral-Abós

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess