Conscientização em relação à deficiência por meio de um programa integrado de Educação Esportiva e Aprendizado de Serviço
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.86625Palavras-chave:
educação física, modelos pedagógicos, inclusão, diversidade, esporte adaptadoResumo
Conseguir a aceitação pelos pares é uma das estratégias de sucesso para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula. A Educação Física (EF) é uma das áreas que oferece mais oportunidades de inclusão. Os objetivos deste trabalho são: (1) apresentar uma proposta didática que visa a sensibilização para a deficiência por meio da integração do Serviço-Aprendizagem (ApS) no modelo de Educação Esportiva (MED) por meio de um esporte adaptado (vôlei sentado); (2) avaliar a percepção dos professores participantes; (3) oferecer propostas de melhoria para implementações futuras. Participaram 181 alunos do terceiro ano do Ensino Médio (ES) (n = 80) e do quinto ano do Ensino Fundamental (EF) (n = 101). O programa consistiu na criação de duas redes esportivas formadas por dois grupos naturais de ES e outros dois de PE em cada uma das redes. Todos os alunos vivenciaram uma temporada MED na EF à qual foram acrescentadas três ações de ApS realizadas durante os recreios, sendo os alunos do ES os emissores do serviço. A união dos membros da rede foi criada através dos elementos distintivos do MED. A sensibilização foi realizada através da simulação de deficiência. Os resultados mostraram uma percepção positiva do corpo docente, que destacou, além de outros benefícios, o desenvolvimento da consciência nos alunos de EF e empatia nos alunos do SE. Discutem-se as barreiras e facilitadores detectados, bem como destacam-se os principais aspectos para aprimorar os objetivos educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Jorge Abellán, Yessica Segovia, David Gutiérrez, Luis Miguel García López

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess