Práticas profissionais em tempos de pandemia Covid-19: desafios para a formação inicial de professores de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v42i0.87353Palavras-chave:
prática profissional, educação a distância, educação física, aprendizagem, pandemia de Covid-19Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender o significado do período de formação da prática profissional, vivenciado por alunos da carreira de pedagogia em Educação Física de duas universidades regionais localizadas na região de Maule, Chile, durante a pandemia Covid-19 no primeiro semestre do ano 2020. Do ponto de vista metodológico, o estudo se instala na perspectiva interpretativo-qualitativa, de forma que foram realizados três grupos focais e seis entrevistas em profundidade com um total de 34 alunos em processo de prática profissional. As entrevistas coletivas e individuais foram realizadas via Zoom em decorrência das restrições da autoridade sanitária. Os resultados evidenciam pouco contato com os alunos em estabelecimentos de ensino, utilização das redes sociais como estratégia de ensino e impacto negativo nos níveis motivacionais em decorrência do ensino virtual, questões que emergem dos processos reflexivos e de discussão autoaprendizagem dos alunos em formação. Sugere-se que essas reflexões sejam consideradas nos processos de formação inicial, tendo em vista a relevância da prática profissional na construção do ethos docente dos futuros professores de Educação Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Alejandro Almonacid-Fierro, Rodrigo Vargas Vitoria, Jessica Mondaca Urrutia, Sergio Sepúlveda-Vallejos

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess