Valores percentuais de condição física saudável em escolares Valores percentuais de condição física saudável nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88112Palavras-chave:
estado de saúde, crianças, saúde pública, Composição corporal, Atividade física (fonte: DeCS BIREME)Resumo
Objetivo: determinar os valores percentuais de condição física saudável em escolares colombianos de 12 a 18 anos. Materiais e métodos: estudo quantitativo, descritivo, observacional, transversal. A amostra foi composta por 3.458 escolares de escolas públicas e privadas com idades entre 12 e 18 anos, selecionados por amostragem aleatória simples. A versão estendida da bateria de fitness Alpha foi usada para coletar informações. A análise estatística foi realizada no software SPSS versão 24. Resultados: os valores normativos são estabelecidos por idade e sexo, expressos nos percentis P3, P10, P25, P50, P75, P90 e P97. O IMC médio dos homens foi de 21,0 ± 3,2 Kg / cm2, sendo inferior ao das mulheres. A circunferência da cintura (cm) e a média do teste de velocidade (segundos) foram maiores nas mulheres, enquanto o percentual de gordura (%), a capacidade aeróbia (mts), a média da preensão manual da mão (kg) e a o salto longitudinal médio (cm) foi maior nos homens; Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas de p <0,05 por idade e sexo na maioria dos componentes da condição física saudável. Conclusões: com este estudo, valores percentuais de referência para condição física saudável por idade e sexo são propostos para escolares colombianos, o que deixa o participantes do estudo em áreas saudáveis ou de risco à saúde, que se torna uma ferramenta adaptada ao contexto latino-americano, útil para diagnosticar os componentes da condição física e sua relação com a saúde e os elementos educacionais.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Jose Armando Vidarte Claros, Consuelo Vélez Alvarez, Alejandro Arango Arenas, Jose Hernán Parra Sánchez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess