A escola como espaço para ser professor: vivências de professores de educação física em formação
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88345Palavras-chave:
prática pedagógica; treinamento de professor; ensino; formação profissionalResumo
Na formação de professores, os futuros professores aprendem uma ampla gama de conhecimentos e habilidades. Indicou-se que a prática docente é a parte mais importante da formação, pois afeta o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos de pedagogia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os significados das experiências de 36 professores em formação, durante um período de prática docente em escolas secundárias da região do Bío-Bío, Chile. Estudo qualitativo cujo instrumento de coleta de informações foi o diário de bordo digital. Os principais achados mostram que os alunos-professores vivenciam uma grande variedade de emoções durante esse processo formativo, influenciadas pelas interações que ocorrem em sala de aula, pela relação que ocorre com os alunos, pela comunicação com os professores que os orientam na escola e pelo contexto destes. . Esses elementos desafiam e predispõem seu desempenho docente. Os resultados também sugerem que é necessário incorporar intencionalmente as questões relacionadas às interações humanas na formação, pois são essenciais para assumir os desafios do futuro como docentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Samuel Pérez Norambuena, Raquel Aburto Godoy, Felipe Poblete-Valderrama, Oscar Aguayo Álvarez

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess