Pesquisa nacional de tendências de condicionamento físico na Colômbia para o ano de 2021
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88528Palavras-chave:
Pesquisa de fitness na Colômbia, tendências de fitness, indústria de fitness, pesquisa ACSMResumo
O objetivo deste estudo foi identificar e comparar as principais tendências do fitness para o ano de 2021 na Colômbia com os resultados da pesquisa nacional realizada no ano anterior e com os rankings espanhóis e internacionais de 2021. A informação foi obtida por meio de uma pesquisa online replicando a metodologia desenvolvida pelo American College of Sports Medicine em pesquisas internacionais sobre tendências do fitness. O questionário foi enviado a 3.800 profissionais de diferentes departamentos e regiões esportivas da Colômbia, obtendo-se um total de 1.700 respostas (taxa de resposta de 32,07%). Os resultados colocam “aulas remotas / online”, “aplicativos de exercícios”, “programas de exercícios para combater a obesidade em crianças e adolescentes”, “programas de exercícios para populações com doenças” entre as 5 principais tendências na Colômbia ”. E“ programas de condicionamento físico para adultos mais velhos ”. Entre as 20 primeiras, há 14 tendências que coincidem com a pesquisa nacional do ano anterior, com ligeiras mudanças de posição; 11 equivalências com o ranking espanhol e 9 com o ranking internacional da pesquisa 2021. Os resultados mostram uma relevância da prática de atividade física para fins de saúde e bem-estar, bem como um crescente interesse pelo uso de tecnologia no fitness setor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Manel Valcarce-Torrente, Oscar L Veiga, Ángela Arroyo-Nieto, Camilo Morales-Rincón

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess