Agrupamento de jovens jogadores de futebol para treinamentos de condicionamento de acordo com a maturação e desempenho físico dos jogadores: um exemplo prático
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88580Palavras-chave:
Futebol, testes, desempenho físico, maturaçãoResumo
Na estrutura atual do futebol, os jovens jogadores são organizados de acordo com sua idade cronológica, o que pode criar diferenças físicas entre eles dentro de uma mesma faixa etária. Estas diferenças influenciam no processo de identificação e seleção do talento dos jogadores e no desenvolvimento da força e condicionamento, pois dão uma vantagem aos jogadores que estão mais avançados na sua maturação. O presente estudo fornece um exemplo realizado por uma academia de futebol espanhola que reorganizou seus jogadores de acordo com seu nível de maturidade e sua condição física com o objetivo de comparar os níveis de condicionamento e desenvolvimento em um contexto mais homogêneo. São apresentadas as medições, a análise dos dados dos jogadores efectuada e os exemplos de jogadores atribuídos a outras equipas de acordo com este modelo de agrupamento. As recomendações finais do treinamento de força e condicionamento são fornecidas na literatura científica sobre as adaptações específicas ao longo do processo de maturação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ivan Peña Gónzalez, Jose Manuel Sarabia, Manuel Moya-Ramón

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess