2986 / 5000 Resultados de traducción Diferenças demográficas em climas motivacionais, necessidades psicológicas básicas e coesão em jovens
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.88608Palavras-chave:
climas motivacionais, necessidades psicológicas básicas, coesão, variáveis demográficasResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o comportamento das variáveis de clima motivacional (empoderamento e desempoderamento), necessidades psicológicas (satisfação e frustração) e coesão (tarefa e social) em função do sexo (homens e mulheres), natureza da atividade física (esporte conjunto-individual e educação física) e anos de experiência esportiva (4 anos ou menos, 5 anos ou mais); além disso, analisar a inter-relação entre as variáveis psicológicas. Participaram 237 jovens atletas mexicanos (Média = 12,22, DP = 1,27) de nível básico. Em relação às diferenças com base no gênero, não houve diferenças significativas; Quanto à natureza da atividade, houve diferenças entre todas as variáveis psicológicas; Por fim, dependendo dos anos de experiência, apenas o clima de empoderamento apresentou diferença significativa, sendo maior em atletas com menos anos de experiência. Para ser conclusivo nesses resultados, uma investigação mais aprofundada é necessária. No que diz respeito à interação entre as variáveis, evidencia-se a relação positiva entre o clima de empoderamento, a satisfação do NPB e ambas as coesões; bem como, o clima enfraquecedor e a frustração dos NPBs.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Sofia Mosqueda, Luis Tomás Ródenas Cuenca, Isabel Balaguer, Yadira Elizabeth Salcido Otañez, Jeanette M. López-Walle

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess