Evolução das tendências de fitness espanholas e mundiais: uma análise de cinco anos
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89033Palavras-chave:
Fitness, Trend, Survey, Espanha, Saúde, Atividade Física.Resumo
Desde 2006, o American College of Sport Medicine (ACSM) publica anualmente a Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness e, por meio deles, profissionais de fitness de todo o mundo são questionados sobre suas previsões das tendências mais proeminentes no mercado de fitness para o ano seguinte. Os resultados das pesquisas de tendências de condicionamento físico têm como objetivo ajudar esta indústria a tomar importantes decisões de negócios para seu crescimento e desenvolvimento futuro. A Espanha foi o primeiro país do mundo a replicar a metodologia da Pesquisa Mundial do ACSM, e agora mais e mais regiões estão fazendo o mesmo. O inquérito espanhol teve cinco edições que permitiram o primeiro retrato evolutivo das tendências do fitness neste mercado regional, que também pode ser comparado e contrastado com os resultados correspondentes dos inquéritos mundiais. Os resultados dessas comparações destacam as diferenças de relevância e evolução ao longo do tempo das principais tendências de fitness entre as configurações espanholas e mundiais. Uma divergência progressiva em ambas as pesquisas é observada ao longo do tempo. Algumas das principais semelhanças e diferenças de tendências regionais e mundiais são identificadas e suas causas potenciais são discutidas. Como conclusão, uma comparação de ambas as pesquisas destaca o interesse em replicar em níveis regionais as Pesquisas de Tendências de Fitness Mundiais da ACSM para obter um melhor entendimento que conecte o conhecimento sobre tendências mundiais com especificidades encontradas em regiões geográficas mais específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Oscar L Veiga, Alejandro Romero-Caballero, Manel Valcarce-Torrente, Vanessa M Kercher, Walter Thompson

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess