Evolução das tendências de fitness espanholas e mundiais: uma análise de cinco anos

Autores

  • Oscar L Veiga EstiLIFE Research Group. Department of Physical Education, Sport and Human Movement. Universidad Autónoma de Madrid, Spain.
  • Alejandro Romero-Caballero EstiLIFE Research Group. Department of Physical Education, Sport and Human Movement. Universidad Autónoma de Madrid, Spain.
  • Manel Valcarce-Torrente Valencian International University, Valencia, Spain.
  • Vanessa M Kercher Kinesiology Department, School of Public Health, Indiana University Bloomigton, Indiana, United States of America.
  • Walter Thompson College of Education & Human Development, Georgia State University, Atlanta, Georgia, United States of America.

DOI:

https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89033

Palavras-chave:

Fitness, Trend, Survey, Espanha, Saúde, Atividade Física.

Resumo

Desde 2006, o American College of Sport Medicine (ACSM) publica anualmente a Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness e, por meio deles, profissionais de fitness de todo o mundo são questionados sobre suas previsões das tendências mais proeminentes no mercado de fitness para o ano seguinte. Os resultados das pesquisas de tendências de condicionamento físico têm como objetivo ajudar esta indústria a tomar importantes decisões de negócios para seu crescimento e desenvolvimento futuro. A Espanha foi o primeiro país do mundo a replicar a metodologia da Pesquisa Mundial do ACSM, e agora mais e mais regiões estão fazendo o mesmo. O inquérito espanhol teve cinco edições que permitiram o primeiro retrato evolutivo das tendências do fitness neste mercado regional, que também pode ser comparado e contrastado com os resultados correspondentes dos inquéritos mundiais. Os resultados dessas comparações destacam as diferenças de relevância e evolução ao longo do tempo das principais tendências de fitness entre as configurações espanholas e mundiais. Uma divergência progressiva em ambas as pesquisas é observada ao longo do tempo. Algumas das principais semelhanças e diferenças de tendências regionais e mundiais são identificadas e suas causas potenciais são discutidas. Como conclusão, uma comparação de ambas as pesquisas destaca o interesse em replicar em níveis regionais as Pesquisas de Tendências de Fitness Mundiais da ACSM para obter um melhor entendimento que conecte o conhecimento sobre tendências mundiais com especificidades encontradas em regiões geográficas mais específicas.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Veiga, O. L., Romero-Caballero, A., Valcarce-Torrente, M., Kercher, V. M., & Thompson, W. (2022). Evolução das tendências de fitness espanholas e mundiais: uma análise de cinco anos. Retos, 43, 388–397. https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89033

Edição

Secção

Artigos de caráter científico: trabalhos de pesquisas básicas e/ou aplicadas.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>