Competição esportiva em povos ameríndios: casos heterodoxos para entender outras lógicas de ação
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89221Palavras-chave:
esporte competitivo, indígena, raça, futebol, valoresResumo
O objetivo geral deste trabalho é oferecer fatos significativos que nos permitam compreender outras formas de interpretar a competição na atividade esportiva. Nesse sentido, são aqui apresentados dois casos específicos de esportes competitivos em cidades ameríndias, um enraizado na tradição: a corrida Rrámuri, e outro importado do exterior: o futebol Yanomami. Com base nos dados produzidos a partir da metodologia etnográfica utilizada nos dois municípios (2001-2005 com Rrámuris; 2004-2007 com Yanomami), responde a seis objetivos básicos: descrever as peculiaridades dos dois eventos esportivos; destacar o papel que o contexto desempenha na interpretação e releitura da competição; analisar as implicações e consequências daí derivadas; observar qual é o espírito e a intencionalidade das normas aplicadas; destacar padrões comuns e refletir sobre os valores que emergem em ambos os casos. Os resultados oferecem um claro contraste com o que é comum nas sociedades modernas em termos de competição esportiva e são uma prova da contribuição de outras pessoas afastadas da mídia.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Angel Acuna Delgado

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess