Medição e comparação da atitude dos professores em relação à saúde mental na escola
DOI:
https://doi.org/10.47197/retos.v43i0.89365Palavras-chave:
atitude do professor, saúde mental na escola, validade, análise comparativaResumo
O objetivo foi analisar a validade, confiabilidade e invariância da Escala de Atitude do Ensino em relação à Saúde Mental na Escola, além de comparar suas dimensões segundo características sociodemográficas. A nível metodológico, trata-se de um estudo instrumental, comparativo, transversal e não experimental constituído por 200 docentes. O instrumento relatou propriedades adequadas, embora tenha apresentado fragilidades na validade convergente e discriminante. Foram encontradas diferenças a favor das mulheres nas atitudes favoráveis, bem como nas aversões e expectativas; também a favor do corpo docente das instituições públicas em atitudes favoráveis e desfavoráveis. A escala é adequada para medir este construto, mas sua dimensionalidade deve ser aprofundada.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Diego García-Álvarez, Juan Diego Hernández Lalinde, Yan Ureña Villamizar, Paula Andrea Suddy Olarte, Victoria Isabel Medina Azuaje

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e assegurar a revista o direito de ser a primeira publicação da obra como licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite que outros para compartilhar o trabalho com o crédito de autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Os autores podem estabelecer acordos adicionais separados para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado na revista (por exemplo, a um repositório institucional, ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- É permitido e os autores são incentivados a divulgar o seu trabalho por via electrónica (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu próprio site), antes e durante o processo de envio, pois pode gerar alterações produtivas, bem como a uma intimação mais Cedo e mais do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) (em Inglês).
Esta revista é a "política de acesso aberto" de Boai (1), apoiando os direitos dos usuários de "ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou link para os textos completos dos artigos". (1) http://legacy.earlham.edu/~peters/fos/boaifaq.htm#openaccess